quinta-feira, 1 de outubro de 2009

BRASIL: REGIÕES E POLÍTICAS REGIONAIS

As regionalizações do territoria brasileiro refretem as disparidades existentes em nosso país. Politicas regionais adotadas pelos governos tentam diminuir tais disparidades.
O IBGE agrupou os estados de acordo com uma combinação de aspectos naturais, sociais e economicos. A divisão territorial reflete as necessidades de cada época.
A primeira regionalização oficial do Brasil ocorreu no inicio da década de 1940 e dividia o Brasil nas seguintes regioes: Norte, Nordeste, Este, Centro sul.
Essa regionalização delimitava as regiões de acordo com suas caracteristicas naturais. mantendo os mesmos criterios, em 1945 essa regionalização foi modificada. Assim as regioes passaram a ser: Norte, nordeste oriental, nordeste ocidental, leste setentorial, leste meridional, sul e centro-oeste.
Em 1970, foram ciradas as regiões que se assemelham às que conhecemos hoje, com base em criterios naturais e socioeconomicos.
Além da regionalização oficial do IBGE, outra bastante conhecida e utilizada é a divisão do territorio brasileiro em complexos regionais e regioes geoeconomicas: o Nordeste, a Amazônia e o Centro-Sul.
Essa regionalização do Brasil considera as caracteristicas historicas e economicas diferenciadas entre as regioes, sem se ater às delimitações das fronteiras politicas interestaduais.
Nordeste
O Nordeste pode ser definido como o complexo regional das perdas: perdas políticas, econômicas e demográficas.
O maior símbolo da perda política do Nordeste foi a transferência da capital do país, de Salvador para Rio de Janeiro, em 1763.
A produção de açúcar, foi a principal atividade produtiva do nosso país no século XVII (17), entrou em declínio.
Apesar do rescente aumento de pólos industriais e turisticos e da utilização da agricultura irrigadas em áreas secas, a pobreza continua atingindo a maioria dapopulação. Mas percebe-se no Nordeste a riqueza de algumas áreas, que contrasta com a extrema pobreza de outras, mostrando que a vários ´´nordeste`` dentro de um só.
A Amazônia
O aspecto natural que define o complexo regional da amazônia é da floresta Amazônica.
Apartir da década de 1960, os governos implantaram diversos projetos na região, como, por exemplo, a instalaçao de impresas agropecuárias e de mineração incentivando a ocupação e a integração da Amazônia ao restante do país. Também foi criado a zona franca de Manaus.
grande parte do aproveitamento econômico da Amazônia e da expansão de sua ocupação procou a devastação da floresta não se levou em conta presença dos ´´povos da floresta``.
O Centro-Sul
O Centro-Sul é o complexo regional de maior importancia política e econômicado país. Nele estão situadas a capital nacional, Brasília, as metrópoles onde se consentram a maior parte da produção e da riqueza do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. Também concentra a maior parteda população, da produção industrial e da agropecuaria nacional. Também apresenta a maior parte da renda do país.
Nesse complexo se localizam importantes portos, aeroportos, sedes de importantes empresas, além de um variado setor de serviços.
Entre tanto, há também grande violência urbana, e parte da população vive em situações precarias, principalmente nas periferias das grandes cidades.
As agências de desenvolvimento regional
As agências de desenvolvimento regional foram criadas para tentar diminuir as desigualdades socieconômicas entre as regiões brasileiras e estimular o desenvolvimento. Porem o longo do tempo algumas foram extintas por problemas de desvio de verbas publicas e outras irregularidades como a Sudene, a Sudam, a Sudeco e a Sudesul.
Hoje ainda atuam a Codevasf no Vale do Rio São Francisco e Vale do Rio parnaíba,dnocs que é o mais antigo órgão governamental de políticas regionais ele realiza obras de proteção contra secas e inundações e projetos de irigação na região do semi-árido nordestino.