quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


Aspectos da população do Sul




Nós (Douglas, Cíntia, Henrique, Eduardo e Ramon) entendemos que a maior parte da população da Região Sul é urbana (81%) e apenas 19% é rural.


No ano de 2000 o RS era o estado mais populoso da região Sul com 10.187.798 habitantes e em segundo lugar o Paraná com 9.563.458 e em terceiro lugar Santa Catarina com 5.356.360.


A Região Sul no total da população brasileira tem diminuído nas ultimas décadas: em 1970 essa participação era de 17,7%, já em 2000 ela passou a 14,8%. O que explica essa diminuição está a saída de muitas pessoas para outras regiões do país, principalmente para o centro-oeste e para o norte.



Vários motivos explicam essa considerável migração:
  1. A expansão das grandes fazendas e das empresas agropecuárias do Sul, que adquiriram propriedades de pequenos e médios agricultores da região.


  2. A diminuição da necessidade de mão-de-obra no campo, em razão do aumento da mecanização nas atividades agrárias, principalmente no cultivo da soja;


  3. A disponibilidade de terras nas regiões centro-oeste e norte, com preços baixos e incentivos governamentais.

Traços europeus na população sulista


O Sul é região do país que guarda os traços mais expressivos da colonização européia no Brasil.


A influência européia pode ser notada não só nas caracteristicas físicas mas também nas tradições culturais.


Além disso, é importante lembrar que a expressão cultural dos imigrantes europeus também pode ser notada na paisagem da região, principalmente na forma de suas construções.


A economia e a População da região Sul


A região Sul é segunda mais centralizada industrializada do país.


Em 1970, as atividades agrárias eram a base da economia da região Sul. A partir da década de 1970 cederam lugar as atividades industriais do comércio e dos serviços.

A região Sul é importante produtora agropecuária.
Amaior parte da agropecuária do Sul do país destina-se a abastecer de matéria-primas as agroindústrias da própria região.